9/12/2011
7/18/2011
Museu Nacional de Arte Antiga - Acções para Educadores e Professores - Julho - Novembro 2011
Está já disponível o programa de acções destinadas a educadores e professores e acções de formação acreditadas, agendadas para o período de Julho a Novembro, promovidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. No dia 17 de Setembro, das 10h00 às 13h00, o Serviço de Educação do MNAA procede à apresentação do Programa de Formação 2011-2012.
Elencam-se, a seguir, as acções destinadas a educadores e professores (5.ªs feiras e sábados):
- Confrontos: Bosch e o seu Círculo (exposição temporária) - 21 de Julho, 10h00-12h30 ou 14h30-17h00; 3 de Setembro, 10h30-13h00; 17 de Setembro, 14h30-17h00.
- Imagens dos Descobrimentos - 6 de Outubro, 10h00-13h00.
- Imagens do Renascimento - 13 de Outubro, 10h00-13h00.
- Tradição e Inovação - 15 de Outubro, 10h30-13h00.
- Imagens do Barroco - 20 de Outubro, 10h00-13h00.
- Representações do Natal - 29 de Outubro, 14h30-17h00.
- Imagens dos Descobrimentos - 5 de Novembro, 10h30-13h00.
Indicam-se, a seguir, as acções acreditadas (sábados, das 10h30 às 16h30, em parceria com o Centro de Formação Prof. João Soares), e respectivos destinatários:
Educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico:
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga: Guardião de Histórias e Memórias I - 8, 15 e 22 de Outubro (15 horas).
Professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário:
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Imagens e Conhecimento - 24 de Setembro, 1 e 29 de Outubro, 5 e 12 de Novembro (25 horas).
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Leitura de Imagens - 24 de Setembro, 1 e 29 de Outubro (15 horas).
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Arte, Expressão e Comunicação: O Poder das Imagens - 24 de Setembro, 1 de Outubro, 5 de Novembro (15 horas).
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Ver a Escrita - 24 de Setembro, 1 de Outubro, 12 de Novembro (15 horas).
Professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de História, EVT e/ou Filosofia:
- Da Escola ao Museu: Criatividade, Arte e História em Descoberta - 24 de Setembro, 1 e 8 de Outubro (15 horas).
Para mais informações, consultar o sítio Museu Nacional de Arte Antiga - Serviço de Educação - Professores.
7/17/2011
6/30/2011
6/13/2011
Regras para elaborar uma biografia
Elaborar uma biografia constitui um procedimento cativante de abordar e compreender a História. Eis as regras a seguir:
Seleccionar a personalidade da História a biografar.
Pesquisar elementos sobre o(a) biografado(a).
Construir uma cronologia: factos da vida e obra da personalidade em causa.
Colocar questões orientadoras. Exemplos: Como qualificar a personalidade do(a) biografado(a)? Que teve ele(a) de interessante ou de menos digno? Que acontecimentos moldaram o seu carácter, a sua ideologia e a sua acção? Com que obstáculos se defrontou essa pessoa na vida? Como os ultrapassou?
Optar por elaborar uma biografia cronológica ou temática: no primeiro caso seguir a vida e obra ao longo do tempo; no segundo, debruçar-se sobre um ou mais aspectos relevantes da acção do(a) biografado(a).
Redigir a biografia. Dela deve constar: apresentação da figura histórica (data e local de nascimento e morte; origem familiar; estudos; profissão; vida afectiva); análise, mais ou menos desenvolvida, da sua vida e obra (carácter, episódios relevantes da vida, factores que os condicionaram); conclusão (importância histórica da pessoa biografada).
N.B.
Evitar desenvolver a época em que viveu a figura biografada.
Procurar ser objectivo, sem que o trabalho se resuma a um suceder de factos.
Recorrer a ilustração.
Extraído de: http://noseahistoria.wordpress.com/
Seleccionar a personalidade da História a biografar.
Pesquisar elementos sobre o(a) biografado(a).
Construir uma cronologia: factos da vida e obra da personalidade em causa.
Colocar questões orientadoras. Exemplos: Como qualificar a personalidade do(a) biografado(a)? Que teve ele(a) de interessante ou de menos digno? Que acontecimentos moldaram o seu carácter, a sua ideologia e a sua acção? Com que obstáculos se defrontou essa pessoa na vida? Como os ultrapassou?
Optar por elaborar uma biografia cronológica ou temática: no primeiro caso seguir a vida e obra ao longo do tempo; no segundo, debruçar-se sobre um ou mais aspectos relevantes da acção do(a) biografado(a).
Redigir a biografia. Dela deve constar: apresentação da figura histórica (data e local de nascimento e morte; origem familiar; estudos; profissão; vida afectiva); análise, mais ou menos desenvolvida, da sua vida e obra (carácter, episódios relevantes da vida, factores que os condicionaram); conclusão (importância histórica da pessoa biografada).
N.B.
Evitar desenvolver a época em que viveu a figura biografada.
Procurar ser objectivo, sem que o trabalho se resuma a um suceder de factos.
Recorrer a ilustração.
Extraído de: http://noseahistoria.wordpress.com/
6/06/2011
6/02/2011
5/31/2011
5/25/2011
Procura-se historiador de arte para Alentejo
Segundo informação divulgada através da lista de discussão “Museum”, a empresa “Spira – revitalização patrimonial Lda” lançou uma oferta de emprego para historiador de arte.
“Spira – revitalização patrimonial Lda procura Historiador da Arte ou pessoa com outra formação, profundamente conhecedora de História e Património da região do Alentejo para levar a cabo visitas temáticas sobre frescos (pintura mural) e outras especificidades artísticas desta região do país. Procuramos alguém muitíssimo apaixonado pela matéria em causa, com um enorme prazer de partilha de conhecimento com todo o tipo de interessados, bom domínio de línguas (inglês e espanhol mínimo), responsável, autónomo e criativo. Obrigatório: carta de condução e carro. Trabalho pontual. Agradecemos envio de CV por parte de todos os interessados.”
Catarina Valença Gonçalves (Directora-geral)
Rua 5 de Outubro, 20, 7920-368 Vila Nova da Baronia
http://www.spira.pt/
http://www.rotadofresco.com/
http://www.campopatrimonio.com/
+ 351 93 835 46 41
+ 351 284 475 413
skype: cvgvs1976
5/23/2011
Biblioteca Particular de Fernando Pessoa disponível gratuitamente online
Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online desde ontem o dia 15-5-2011 no site da Casa Fernando Pessoa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo que é "riquíssimo", mas com o site, bilingue português e inglês, e disponível em :
com uma ligação à Internet é possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.
Obs.: Neste site tem também acesso a um BANCO DE POESIA de dezenas de poetas portugueses.
Devo esta informação ao amigo Paulo Capelo.
Obrigada
5/08/2011
Temas de Trabalho para o 8º ano
Tema 1: O Triunfo do cientismo e o interesse pelas ciências humanas
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
Sugestões de webgrafia:
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
- Manual do aluno págs. 212, 213 e 218.
- http://www.infopedia.pt/$cientismo
- http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=2029
- http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_56/artigo_sobre_o_seculo_xix_e_as_ciencias
- outros manuais do 8º ano.
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
- Manual do aluno págs. 214, 215.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
- http://apontamentosdearte.blogspot.com/2005/12/pintura-romntica.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_romantismo
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
- Manual do aluno págs. 214, 215.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_do_ferro_em_Portugal
- http://estudar-historia.net/arquitecturaferro3.pdf
- outros manuais do 8º ano.
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
- Manual do aluno págs. 216, 217.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo
- http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt/cr/ha/seculo_19/impressionismo.htm
- outros manuais do 8º ano.
Sugestões de bibliografia/webgrafia:
- Manual do aluno pág. 219.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo_em_Portugal
- outros manuais.
Sugestões de webgrafia:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia
- http://segundoaarte.blogspot.com/2009/05/o-nascimento-da-fotografia.html
- http://www.fotoserumos.com/histfoto.htm
5/07/2011
4/29/2011
4/26/2011
Tema G.2. Fichas de avaliação para particares
Revoluções Liberais
Revoluções Americana e Francesa (clica neste título)
A Revolução Liberal de 1820 (clica neste título)
Revoluções Americana e Francesa (clica neste título)
A Revolução Liberal de 1820 (clica neste título)
4/25/2011
4/21/2011
4/19/2011
Afinal o que é a "Troika"?
«‘Troika’ é uma palavra de origem russa, que significa 'trenó puxado por três cavalos'. Na política, é uma expressão que representa um grupo de três líderes, estados ou entidades, que atuam em conjunto, formando uma liderança triangular.
No caso concreto da ajuda a Portugal, chama-se “troika” porque este processo de resgate é levado a cabo por um trio formado pela União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
As três entidades de uma troika reúnem-se num esforço para gerir um país, em nome de uma missão.»
Segundo o novo acordo ortográfico escreve-se "troica".
«A “troika” do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia começa esta semana as discussões políticas com os responsáveis portugueses.
A segunda fase, de acordo com o próprio FMI, é de negociação com o Governo e de encontros com os principais responsáveis. Hoje, a reunião é no Ministério das Finanças. Amanhã, é alargada aos parceiros sociais e à banca.
Esta negociação servirá para estabelecer os compromissos que as autoridades portuguesas vão ter de assumir para, em troca, o país receber o empréstimo pedido.
As equipas lideradas por Jürgen Kröger (CE), Rasmus Rüffer (BCE) e Poul Thomsem (FMI) já estiveram na última semana em Lisboa. Analisaram as condições financeiras do país, nos diversos sectores, e o estado dos sectores da economia com maiores dificuldades.
A missão tem uma composição de cerca de duas dezenas de técnicos, mas nem todos ficam até à formalização do acordo em Lisboa (uns passam alguns dias e regressam ao seu local de origem, outros vão chegando com a evolução do processo), tendo uma previsão inicial de estadia em Portugal de três semanas.
Memorando estabelece compromissos
Após um acordo com as autoridades portuguesas, em termos de medidas de austeridade e de reformas estruturais necessárias para reorientar a economia de forma a estimular o seu crescimento potencial, irá ser redigido um memorando de entendimento.
Neste documento deverão constar os compromissos que Portugal terá de cumprir a cada trimestre para receber a respectiva parcela de empréstimo, dependendo naturalmente do valor que vier a ser definido para o empréstimo e a divisão ao longo do tempo do programa.
Quando finalizado, o memorando de entendimento será então enviado para Bruxelas, onde tem de ser aprovado pelo Ecofin (onde estão representados os 27 Estados-membros), e pelo Eurogrupo, passando também pelo crivo dos responsáveis máximos do FMI.
O empréstimo a Portugal deverá acontecer, na generalidade, em moldes semelhantes aos da Irlanda, uma vez que a Grécia pediu ajuda antes da criação do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF ou, na sigla em inglês, EFSF). » Jornalista Eunice Lourenço: É hora das negociações políticas com a troika
Extraído de:
As Revoluções Liberais
Interessante apresentação que foca aspectos essenciais da Revolução Americana, da Revolução Francesa e da Revolução Liberal Portuguesa.
Vale a pena ler. Clique no título do "post".
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Como analisar caricaturas
O sino da Liberdade
«O Sino da Liberdade é um símbolo da independência americana, localizada na Filadélfia , Pensilvânia . Anteriormente colocadas, no campanário da Pennsylvania State House (agora renomeada Independence Hall ), o sino foi encomendado à firma londrina de Lester e Pack (hoje Whitechapel Bell Foundry ) em 1752, e foi lançado com a parte (com letras de Levítico 25 : 10) "Proclamar a LIBERDADE em toda a terra, até todos os seus habitantes. " »
Mais informações leia aqui.
Os anos 70 estão de volta à moda de primavera/verão deste ano
A próxima primavera/verão vai ser pautada por tendências fortes e distintas. Aqui ficam as mais marcantes:
Azul- à semelhança do que se pôde ver na modalisboa, também nas passerelles de todo o mundo o azul surgiu em tons fortes e nas mais variadas peças de roupa.
Padrões divertidos – Os padrões loucos que marcaram o desfile da Prada pautaram uma tendência incontornável. Florais, geométricos ou animados o que é certo é os padrões são nesta primavera mais divertidos que nunca e estão um pouco por todo o lado.
Vestidos Compridos - Uma das grandes inspirações para a próxima estação são os anos 70, e por isso mesmo os vestidos compridos são uma das grandes tendencias da estação.
Blocos de cor- As cores fortes marcam 2011 mas desta vez aparecem em combinações estranhas, transformando os looks em verdadeiros blocos de cor.
Riscas- Numa estação em que se recorre frequentemente a inspirações marítimas, este ano herdamos apenas as riscas. Mais largas do que estamos habituados a ver são uma tendência que não pode ser ignorada.
Transparências - Já tinham marcado o Inverno mas é no Verão que vão aparecer em todo o seu esplendor. Na estação do calor pede-se que se mostre o corpo sem vergonhas.
Cabedal - Outra tendência que passa de 2010 para 2011, em combinações improváveis o cabedal volta a sair à rua.»
Extraído de:http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?channelid=BA8EA00A-FECA-47C0-B65D-D6D2C9126AA6&contentid=C4F32925-A6D3-4EF2-BFB3-42564B938DFE
4/18/2011
As Revoluções Liberais
Revolução Francesa 1
Revolução Francesa 2
As Revoluções Americanas 1
As Revoluções Americanas
Revolução Francesa 2
As Revoluções Americanas 1
As Revoluções Americanas
Com o passado também se aprende: Como foi viver com o FMI em Portugal?
«Faltou gasolina, leite e açúcar, tirou-se o subsídio de Natal, congelaram-se salários, não se podia levantar dinheiro, as importações ficaram limitadas. O FMI já esteve em Portugal duas vezes - em 1977 e em 1983 - e há toda uma geração que se lembra do que representa um pedido de ajuda externa na prática.
Idalina Lopes, de 65 anos, recorda-se que, da primeira vez, «não havia gasolina». «Nuns dias iam abastecer os carros com matrícula ímpar, noutros abasteciam os carros com matrícula par», contou ao tvi24.pt.
Já da segunda vez, e como tinha comprado casa na altura, foi mais difícil. «Tive de pedir dinheiro emprestado para comprar os móveis». As idas às compras também mudaram, uma vez que cortaram nas importações: «O açúcar acabou. Tive de emprestar a uma amiga da padaria durante muito tempo.»
Trabalhando na área da contabilidade, Idalina não viu o seu salário cortado, mas nota que «não se podia levantar dinheiro». «Não havia tanto poder de compra nem se ganhava muito, por isso não sentimos assim tanto», acrescentou.
Desta vez, antevê mais problemas: «As pessoas habituaram-se aos luxos e a ter férias sempre. Agora gastam e não poupam, enquanto nós na década de 80 tínhamos sempre um pé-de-meia.»
António Mão de Ferro, 64 anos, tem uma visão mais optimista da entrada do FMI em Portugal. «Se for como em 1983 não será nenhum drama. Espero que seja uma situação passageira, em que será necessária uma contenção nas despesas, mas não me parece que seja o fim do mundo».
Na altura, era técnico superior do Instituto do Emprego e Formação Profissional, estava casado, com dois filhos. «Fiquei sem subsídio de Natal, algo como os 100 euros actuais, mas não foi nenhum papão».
Tendo uma «gestão mais rigorosa do dinheiro», António constata que «as pessoas não estavam tão endividadas como agora» e que, por isso, «não houve grandes carências».
Mário Melo, 60 anos, já era professor quando o FMI chegou. «Cortaram-me um terço do subsídio de Natal e o resto foi transformado em certificados de aforro que ficaram cativos durante três meses, mas isto só para os escalões mais altos».
Lembra-se que um colega quis comprar um carro na altura, mas, como as importações estavam limitadas, teve de esperar meses pelo seu Honda. Mário sublinha ainda que houve falta de leite e que os salários e as progressões nas carreiras foram congelados.
João Raposo, médico, também perdeu o subsídio de Natal e esteve quatro anos sem qualquer aumento no salário. «Já era casado, éramos os dois médicos, e tive de esperar mais dois ou três anos para comprar casa e carro».
Em 1983, reduziu os gastos às «contas básicas». «Não foi o fim do mundo, mas incomodava muito». E prevê pior agora: «Palpita-me que vamos penar um bocadinho mais.»
E o leitor? Lembra-se das alturas em que o FMI foi chamado a intervir em Portugal? Deixe o seu testemunho através dos comentários »
Extraído de:http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fmi-ajuda-externa-crise-tvi24/1244970-4071.html
O que é o FMI (Fundo Monetário Internacional)?
Logótipo do Fundo Monetário Internacional |
«O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua criação se deve após a segunda guerra mundial, em julho de 1944, e sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos.Atualmente conta com mais de 187 nações.»
Continue a ler aqui.Sede do Fundo Monetário Internacional |
Para saber mais, clique aqui.
Estela Barbot: Portugal está a ser “visto como país do Terceiro Mundo”
O ponto a que chegámos está a afectar a imagem do país, das empresas e a credibilidade do país cá fora. Portugal está a ser visto como um país de terceiro mundo. Como portuguesa, estou preocupada”, diz Estela Barbot, citada pelo site da Agência Financeira.
Estela Barbot, a única portuguesa conselheira do FMI, responsabiliza José Sócrates pela situação do país, pois “gastámos o que não tínhamos e vamos pagar esse preço”. Considera também que o pedido de resgate era a única “solução”, o que terá como consequência que o país ficará estagnado ou em recessão por “muito tempo”.
«A economista Estela Barbot, que é conselheira do Fundo Monetário Internacional (FMI), está preocupada com a imagem externa do país, que diz estar a ser associado ao “terceiro mundo”.
Terceiro Mundo
Mapa comparativo entre os países do mundo (taxa de crescimento)
«Terceiro Mundo é um termo da Teoria dos Mundos, originado na Guerra Fria, para descrever os países que se posicionaram como neutros na Guerra Fria, não se aliando nem aos Estados Unidos e os países que defendiam o capitalismo, e nem à União Soviética e os países que defendiam o socialismo. O conceito mais amplo do termo pode definir os países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, ou seja, os que possuem uma economia e/ou uma sociedade pouco ou insuficientemente avançada(s).»
Continue a ler aqui
Os países foram separados em "três mundos" durante a Guerra Fria, quando eram classificados de acordo com seus aliados.
cor azul -Primeiro Mundo: os Estados Unidos e seus aliados.
cor vermelha - Segundo Mundo: a União Soviética e seus aliados.
cor verde -Terceiro Mundo: países não-alinhados e neutros.
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