sexta-feira, dezembro 03, 2010

Conceitos Básicos do Tema B.3: Origem e difusão do Cristianismo

Diáspora (judaica): dispersão dos Judeus pelo Mundo ocorrida ao longo dos séculos. Essa dispersão deve-se em grande medida às perseguições de que os Judeus foram vítimas em muitos dos lugares onde viviam.

Messianismo: esperança num salvador ou redentor, ou seja, num Messias.

Apóstolo: cada um dos 12 seguidores (ou discípulos) de Jesus Cristo que, após a sua morte, se espalharam pelo mundo romano para difundir a mensagem cristã.

Cristianismo: Religião monoteísta fundada por Jesus Cristo. A salvação do Homem faz-se por meio da fé, da esperança, da caridade e do cumprimento dos “Dez Mandamentos”.

Antigo Testamento: conjunto de livros sagrados anteriores a Cristo. Juntamente com o Novo Testamento forma a Bíblia, o livro sagrado dos Cristãos.

Novo Testamento: conjunto de livros sagrados posteriores a Jesus Cristo. É composto pelos Evangelhos, Actos dos Apóstolos, Epístolas e Apocalipse.

Evangelho: cada um dos quatros primeiros livros que fazem parte do Novo Testamento e que representam a Boa Nova da salvação anunciada aos Homens por Jesus Cristo.

Mártir: palavra que significa “testemunho” e que se emprega para nomear aqueles que sofreram tormentos ou mesmo morreram em nome da sua fé.

Fonte: “Momentos”, 7º ano, Editora: Constância.