sexta-feira, dezembro 03, 2010

Conceitos Básicos do Tema B.2.: O Mundo Romano no Apogeu do Império

Império: Estado constituído por vários povos e territórios diferentes, dominados politicamente por um deles – a metrópole – e em que o governo é exercido por um Imperador, que concentra em si todo o poder. No caso do império romano, o conceito de domínio foi progressivamente substituído pelo de integração de todos os povos, através da concessão da cidadania romana.

Administração: conjunto de leis e órgãos, que permitiam a organização e o funcionamento das instituições.

Economia comercial e monetária: tipo de economia em que todas as actividades produtivas são orientadas para a compra e venda, e em que a moeda é o principal meio de regulação das trocas.

Latifúndio: Propriedade rural de grande extensão, pertencente a uma só pessoa.

Magistrado: indivíduo com um importante poder na administração: exercer a justiça, comandar o exército, recolher os impostos, etc.

Senado: Assembleia legislativa e consultiva romana, constituída por antigos magistrados. Esta era, em teoria, a mais alta autoridade do Estado, mas, na prática, foi perdendo o seu poder, passando a ser um órgão consultivo.

Direito: conjunto de leis regulamentares das relações entre os indivíduos de uma sociedade e entre eles e o Estado.

Sestércio: unidade monetária romana.

Alforria: documento através do qual um escravo obtinha a sua liberdade passando a ser livre.

Município: cidade (com o respectivo território circundante) que, embora dependente de Roma, tinha um governo local eleito pelos seus habitantes, o que lhe conferia alguma autonomia administrativa e financeira.

Mecenas: amigo do Imperador Augusto que ficou conhecido por ter usado a sua fortuna para apoiar artistas e escritores. O seu nome passou depois a designar aqueles que protegiam a arte e a cultura, patrocinando obras e artistas.

Romanização: difusão do modo de vida, das leis e da cultura romana pelos povos conquistados de modo a que estes se integrem como cidadãos do Império.

Urbanismo: sistema de construção, organização e melhoramento das cidades, quanto aos seus aspectos fundamentais: concepção dos edifícios, dos arruamentos, sistema de esgotos, dos espaços
culturais e de lazer, entre outros.

Fontes: “Momentos”, 7º ano, Editora: Constância e “Descobrir a História 7”,7º ano, Porto Editora.