11/30/2010

Conceitos básicos para o Tema B.1. Os Gregos no século V a.C. : O Exemplo de Atenas

Cidade-Estado (pólis): pequeno território independente, com leis e governo próprios, administrado a partir de um centro urbano (cidade).
Colonização: Movimento de povoamento e exploração económica por parte de um Estado a outro território conquistado ou descoberto.
Ágora: parte de uma cidade-estado grega que constituía o centro da cidade; nesta zona desenrolavam-se a vida política e as relações comerciais.
Moeda: peça, normalmente de metal, cunhada ou não, utilizada como moeda de troca e meio de pagamento de bens, produtos e serviços que se pretendem comprar.
Democracia: regime político em que o poder pertence ao povo (demos=povo + cracia=poder).
Democracia directa: regime político em que o povo, reunido em assembleia, exerce o poder directamente, votando leis ou tomando outras decisões, sem recurso aos seus representantes. Em Portugal, temos uma democracia indirecta, pois são os representantes eleitos pelo povo que tomam as decisões.
Cidadão: é aquele que tem o direito de participar na vida política da cidade, seja elegendo ou como governante.
Escravo: é aquele que nem direitos sobre a sua pessoa possui e pertence a um senhor ou ao Estado.
Ostracismo: lei que permitia a condenação ao exílio ( afastamento da cidade) por parte da Eclésia, por um período de 10 anos, a quem conspirasse contra a democracia.
Filósofo: (amigo da sabedoria) Indivíduo que se dedica à reflexão sobre o Universo e sobre o Homem, com o objectivo de encontrar a explicação da realidade, das causas e dos princípios.
Tragédia: peça teatral escrita em verso, que trata temas mitológicos, em que deuses e homens se confrontam, com o objectivo de provar terror, comoção e piedade nos espectadores.
Comédia: peça teatral cuja finalidade é criticar e ridicularizar cenas da vida real e vícios do Homem, provocando o riso dos espectadores.
Arte Clássica: arte do período mais importante da civilização ateniense (sécs. V e IV a. C.), em que as características principais são o idealismo, a procura do belo e da perfeição, do equilíbrio e da harmonia. Geralmente, este conceito abrange a arte greco-romana (Antiguidade Clássica).