quinta-feira, novembro 12, 2009

É bom quando alguém nos vê e lê

O Lado Bom Da Blogosfera

Há tanta “tralha” no mundo da internet que, actualmente, assistimos a uma espécie de contra-reacção: são cada vez mais os “entendidos” e as “celebridades” que criticam os blogs nas revistas, televisão, rádio, livros, jornais… e até nos seus próprios blogs! A estratégia consiste em “arrasar” este novo meio de comunicação e estragar-lhe a fama. Os blogs, dizem eles, só servem para dizer mal dos outros, espalhar rumores e boatos, não são jornalismo, estão mal escritos, não têm conteúdo nenhum, é só bonecada retirada da Youtube, sondagens que não são para ser levadas a sério…

Muito disto é, obviamente, verdade. Por outro lado, não podemos fechar os olhos às coisas boas que estes “diários online” também nos trouxeram: podem ser excelentes como arquivadores/portefólios das nossas actividades; (o Biblioteca Porta Aberta é um bom exemplo do que estamos a dizer), são excelentes para denunciarem quaisquer atropelos aos direitos humanos e aos direitos dos animais; publicitam a nossa arte e o nosso pensamento; são óptimos para quem tem um negócio e quer publicitar o seu produto; são magníficos para recolhas de poemas, ideias, trocas de opiniões…

…E também podemos aprender bastante com eles. Se querem dois perfeitos exemplos daquilo que acabámos de dizer, então dêem uma espreitadela a dois blogs que vale a pena referir: o primeiro foi criado por uma professora de História “carola” e tem pelo nome de Combates Pela História (http://combatespelahistoria.blogspot.com/ ). Todos os conteúdos lá colocados (como já devem calcular…) dedicam-se a esta disciplina, e é de um modo divertido e bem-disposto que vamos aprendendo um pouco do mundo e do nosso passado.

O segundo blog é mais do interesse dos estudantes do Ensino Secundário, da faculdade e de todos aqueles que gostam de aprender coisas novas. Chama-se O Zumbidor (http://ozumbidor.blogspot.com/) e foi criado por um ex: estudante de Antropologia (Ciência que estuda os costumes, tradições, rituais, e religiões das sociedades). Decidiu utilizar esta nova ferramenta digital com o objectivo de poder partilhar as suas investigações, leituras, opiniões, músicas, enfim, tudo o que possa ser interessante para compreendermos quem somos nós.

Há bons e maus blogs. O importante é sabermos escolher!

Visitem-nos, que vale a pena!
http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/2009/11/o-lado-bom-da-blogosfera.html

2 comentários:

Isabel disse...

Parabéns aos blogues distinguidos. Merecem! Parabéns à Biblioteca porta aberta por estar atenta à blogosesfera! Já é tão raro premiar o talento num mundo que costuma criticar tanto...

Sabrina Noureddine disse...

Parabéns pela indicação!!!
Vc merece!!!
Abs.