segunda-feira, maio 24, 2010

Para quem já copiou...

Extraído de: http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=4959&strNewsType=0&DumpCache=MMD4bfa8cb57516b
"Já copiaste as respostas por algum colega durante um exame? Já recorreste a cábulas? E alterar o registo de presenças de uma aula? Já alguma vez fizeste? Ou pediste a um colega que assinasse por ti (a presença numa sala de aula)? E, daquelas coisas bem mais difícies de admitir como: Copiar uma secção de um livro, artigo ou website e submetê-lo como um trabalho teu? Já aconteceu? E reciclar um ensaio, um trabalho, ou um artigo escrito para uma dada disciplina e usá-lo numa outra disciplina? Nunca inventaste razões para conseguir entregar trabalho/ensaio/artigo fora do prazo estipulado? Se a resposta for "sim", achas que se tratou de um comportamento "moralmente reprovável"? Mas não é só. Se achas que há razões para uma alegada "Falta de integridade na academia", também vais encontrar aqui espaço para dizer de tua justiça. Apontar quais. E deixar comentários."






Estas são apenas algumas das questões, ou alguns dos desafios, que te serão colocados caso aceites participar num inquérito que a Faculdade de Economia da Universidade do Porto está a efectuar junto da comunidade estudantil. Um questionário para aferir da "Integridade académica dos estudantes do ensino superior em Portugal", inserido um trabalho de investigação científica que pretende caracterizar a situação em Portugal em termos dos diversos comportamentos e condutas desviantes por parte de estudantes do ensino superior.



O questionário destina-se a todos os estudantes, dos vários graus de ensino (Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado, Pós-graduações não conferentes de grau e Doutoramento) de todas as instituições de ensino superior e mais do que oferecer um diagnóstico da situação actual, pretende funcionar como um instrumento para propor medidas realistas de combate à fraude académica e de sensibilizar os estudantes para estas questões da integridade académica.



Atreve-te! AS / REIT





Questionário



UP