terça-feira, abril 06, 2010

Como ser um bom aluno(a)


"1- Se comprometa com a rotina escolar: Se estar na escola é uma obrigação e você vai passar boa parte de sua vida lá, por que não tornar a tarefa mais leve prá todos? Respeite seus professores, cumpra suas obrigações enquanto aluno e exerça o seu direito de opinar. Participe das aulas, traga novas informações que possam tornar o assunto estudado mais interessante.


2- Melhore sua capacidade de concentração: Hoje em dia os estímulos são tantos, que fazemos um esforço redobrado para manter a concentração. Porém, saber se concentrar é requisito em qualquer atividade intelectual.

3- Dedique parte do seu tempo à leitura: Não há fórmulas prontas para ser um bom aluno. Aprender significa estimular o cérebro e criar relações entre os fatos. E nada melhor do que a leitura para criar estímulos, relações e agilizar esta massa fascinante que chamamos de cérebro.
4- Convença Encoraje seus professores a usar os recursos da internet: Não dá prá negar, é fato! A internet veio prá ficar e, na educação, não vai ser diferente. Se passamos boa parte do nosso tempo em frente à tela, nada melhor do que usar os recursos em favor da educação.

5- Crie um portifólio online e gerencie sua vida escolar: No meu tempo não havia estes recursos, então aproveite! Utilize portfólios para documentar a sua vida escolar. Arquive suas fotos, trabalhos, páginas pessoais. Este recurso não só pode mostrar sua evolução escolar, como também servir de recordação futura.

6- Utilize as redes sociais a seu favor: Falar bobagem é bom, mas emburrece. Então, não passe o dia inteiro fazendo isso. Aprenda a utilizar as redes sociais - como MSN, Orkut, Twitter, Fórums, entre outros - para ficar mais inteligente e passar informações úteis a todos.

7- Dê uma maneirada no Copy-Cola: Hmm, taí uma questão delicada. Vale tanto para aquela espiadinha nas provas, quanto o famoso Ctrl+C e Ctrl+V nos trabalhos escolares. Mesmo que alguns trechos sejam copiados, leia bem e procure entender as informações que são coletadas."

Extraído de:

 

Sem comentários: