quarta-feira, abril 30, 2008

Para o 7º ano: Castelos Medievais

"A época medieval foi marcada pelas edificações militares, durante a fase da reconquista de Portugal aos Mouros. Nesta altura surgem uma série de castelos de origem Templária com características construtivas muito próprias e bastante evoluídas. A topografia e o tipo do solo eram os elementos fundamentais para a definição da localização do edificado, dos seus alicerces e das suas muralhas.

Um castelo medieval é tipicamente constituído por:
  • Muralhas, paredes de 4 a 5m de espessura com dois paramentos de pedra emparelhadas, com pedras mais pequenas e argamassa a encher os vazios. Não eram habitualmente muito altas, pois obrigaria a serem demasiado espessas, mas eram construídas ao longo do perfil mais inclinado do terreno, dificultando a acção dos invasores.
  • Porta de Entrada, era o ponto fraco da defesa de um castelo. Assim sendo era comum que fosse ladeada por duas torres.-
  • Adarve, caminho no topo das muralhas que percorre todo o perímetro do castelo, permitindo a movimentação rápida dos guerreiros.
  • Torres, elementos de maior altura interrompendo o adarve, possibilitando maior vantagem defensiva.-
  • Ameias e merlões, o parapeito da muralha apresentava saliências que serviam de protecção para ataques com bestas e arcos. Os elementos elevados são os merlões e os vazios as ameias.
  • Torre de Menagem, era o último reduto de defesa de um castelo quando todas as restantes defesas tivessem sucumbido. Era um edifício com diversos andares, escadas estreitas, paredes muito espessas e porta de difícil acesso."
Extraído de:

Andas à procura de ideias para construir um castelo?
http://www.yourchildlearns.com/castle.htm

http://www.mrmcgroovys.com/t-plans-cardboard-castle.aspx

http://www.jaconline.com.au/atlasofdiscovery/downloads/worksheets/ws37-castle.pdf

1 comentário:

Rita disse...

Adorei o blog!!!! Tem material engraçado!!!!