2/06/2006

DICIONÁRIO DE CONCEITOS 9º ANO

Colonialismo: domínio político, económico e cultural das metrópoles sobre as colónias.
Ditadura militar: regime político em que as Forças Armadas exercem, sob a sua tutela (pelo uso da força ou intimidação), todos os poderes do Estado.
Imperialismo: poder que um país exerce sobre outros países ou sobre as colónias.
Inflação: processo de alta anormal e generalizada dos preços numa dada época e em determinada economia, devido a distorções existentes entre a quantidade de moeda que circula no mercado e a produção de riquezas, a procura de produtos e a oferta de bens, o aumento de custos e de salários.
Monopólio: grande unidade económica que se apodera em exclusivo do mercado de um produto; detém a oferta global, controla as quantidades a colocar no mercado e fixa os seus preços, de modo a impedir a concorrência.
Partido político: organização de pessoas que defendem uma determinada ideologia e pretendem pô-la em prática, conquistando o poder político.
Republicanismo: ideologia político - cultural que se desenvolveu em Portugal na segunda metade do século XIX, e cujo objectivo fundamental era abolir o regime monárquico e substituí - ­­­­lo pelo regime republicano, o que viria a acontecer em 1910.
Ultimato: exigência, com prazo marcado, feita por um Estado a outro, sob ameaça de guerra.

1 comentário:

Anónimo disse...

PESQUISAR NESTA PÁGINA É UM MÁXIMO! É MUITO BOM!