1/04/2006

SÍTIOS ÚTEIS PARA HISTÓRIA

As Viagens dos Portugueses
Site concebido pela Biblioteca Nacional, com muita informação em torno da descoberta do Brasil: os antecedentes da grande viagem, o descobrimento, a carta de Pêro Vaz de Caminha, a geografia do Brasil, os ameríndios, a literatura de viagens. Enfim, um mundo a descobrir, num site muito interessante e de fácil exploração.
http://bnd.bn.pt/ed/viagens/brasil/index.html
Descobrimentos Portugueses
Um site sem grandes aprofundamentos científicos, mas simples de seguir e com informação, no geral, correcta e essencial ao conhecimento do que foram os Descobrimentos Portugueses. Uso interessante de selos para ilustrar as várias secções. Os links estão desactualizados.
http://descobrimentos.no.sapo.pt/
Fundação Humberto Delgado
http://www.humbertodelgado.pt
História da Energia
Site concebido no âmbito de um projecto de investigação “sobre a história da energia e da electricidade”, financiado pela FCT e pela EDP e coordenado por Nuno Luís Madureira. Apresenta documentação e análises historiográficas sobre a produção, distribuição e consumo de electricidade em Portugal entre 1890 e 1973. Interessantes, também, as secções “História em Sons” e “História em Imagens”.
http://www.historia-energia.com/
História de Portugal
Site direccionado a alunos do 2º ciclo, mas com potencialidades para cobrir outros graus de ensino. Mantido por Teresa Pacheco, professora de História do Ensino Básico. É necessária alguma paciência quando da primeira visita, pelo tempo que podem demorar a carregar alguns menus e conteúdos, mas a espera é compensada por materiais de excelente qualidade. Muito interessantes as secções “Histórias”, “Jogos” e “Sala de Estudo”. A secção “Procurar” é uma base de dados, bastante completa e interactiva, que permite pesquisas rápidas por textos e imagens, cobrindo todos os períodos da história nacional até 1981.
http://ribatejo.com/hp/
Integralismo Lusitano
http://www.angelfire.com/pq/unica/index.html
Mediateca do Séc. XX Online
http://www3.portugalnet.pt/lexi/sec_mediateca.asp?cod_seccao=3329
O Portal da História
Site mantido por Manuel Amaral e vocacionado para a História Contemporânea de Portugal, apesar de conter informação muito variada. É um verdadeiro mundo a descobrir por “todos os que gostam de História”. Destaque para as secções “Imagem da Semana”, “Biografias” e “Novidades”. Nesta última, temos acesso às actualizações do site realizadas com frequência.
http://www.arqnet.pt/index.html
Teatro de Gil Vicente
Site de excelente qualidade sobre um dos maiores dramaturgos da nossa História, realizado no CITI da Universidade Nova de Lisboa. Para além da vida de Gil Vicente, apresenta a encenação de quatro peças do autor e um conjunto de outras opções com uma forte componente multimédia e interactiva. Aconselha-se uma ligação rápida à Internet para usufruir na plenitude de todas as funcionalidades.
http://www.citi.pt/gilvicenteonline/



História Geral

Século XVIII

Liberdade, Igualdade, Fraternidade
Site dedicado à Revolução Francesa contendo, como é afirmado na sua página principal, 12 tópicos sobre a Revolução, 250 imagens, 350 documentos e textos, 13 músicas, 13 mapas, uma cronologia e um glossário. Muito completo e bem estruturado. A secção de músicas é muito interessante.
http://chnm.gmu.edu/revolution/

Cronologia da História Mundial
Site mantido pelo Departamento de História da Universidade de North Park, em Chicago. O design e a navegação são um pouco arcaicos, mas com um pouco de paciência temos acesso a muita informação (aconselha-se a utilização do mapa na página de abertura). Existem cronologias de âmbito temático, geográfico ou mesmo religioso. Algumas datas conduzem a artigos de desenvolvimento, por vezes, com imagens.
http://campus.northpark.edu/history/WebChron/
Eyewitness to History
http://www.eyewitnesstohistory.com
IslamiCity
Dar a conhecer o Islão, a sua História, Cultura, Religião e muito mais é o objectivo deste site. De consulta obrigatória nos dias que correm, para que a ignorância não se transforme em algo mais. A qualidade gráfica não é das melhores, mas está bem estruturado e tem muita informação.
http://www.islamicity.com/education/
História Aberta (Novo)
http://historiaaberta.com.sapo.pt
History for Kids
Site mantido por uma professora da Portland State University, EUA, actualizado com alguma frequência. Muita informação textual e iconográfica, em especial, para a Antiguidade. O âmbito cronológico do site vai da Idade da Pedra até 1500 d.C. e as áreas geográficas abarcadas vão da China à África e à Europa, passando pela Índia e o Médio Oriente. http://www.historyforkids.org/
History for Kids - BBC
Site da BBC dedicado à divulgação da História de uma forma lúdica. Os conteúdos estão divididos em Primária e Secundária de acordo com o escalão etário a que se dirigem. Aborda assuntos muito diversos, desde a Antiguidade às Guerras Mundiais. A secção da Primária pode ser explorada por turmas do 5º, 6º e 7º anos, com a orientação dos professores (o site é todo em inglês, como é óbvio!). Contém jogos, animações, tabelas cronológicas, glossários, entre outros recursos.
http://www.bbc.co.uk/history/forkids/
HyperHistory Online
http://www.hyperhistory.com/online_n2/History_n2/a.html
Millenmium
Site de excelente qualidade, produzido pela CNN, com base numa série televisiva que retrata a História da Humanidade no último milénio. Muito interactivo e com informação variada. Apenas como exemplo, vale a pena navegar no século XV e descobrir o “Mapa” dos Descobrimentos.
http://edition.cnn.com/SPECIALS/1999/millennium/
The History Channel
http://www.historychannel.com/
The History Net
http://www.thehistorynet.com/
The History Place
http://www.historyplace.com/
Triunfo Sobre a Escravatura
Site da Unesco sobre a longa caminhada para a derrota da escravatura. Boa qualidade gráfica e muito interactivo. Informação de qualidade com a boa notícia de possuir uma versão portuguesa que, apesar de não ser completa, é um bom incentivo para a exploração com os alunos.
http://www.one9ine.com/dev/lest/build2/portuguese/site/flash.html

Século XIX

Cotton Times – Compreender a Revolução Industrial
Um site com muita informação (por vezes numa perspectiva muito pessoal) sobre esta época de profunda transformação económica e social. Essencialmente sobre Lancashire, Inglaterra, mas com um conjunto de dados muito abrangente e algumas imagens. O melhor ponto de partida para a exploração deste site é através da cronologia (“Timeline”).
http://www.cottontimes.co.uk/
L'Histoire par l'image
Site patrocinado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação francês, reunindo colaborações dos organismos oficiais que gerem os museus e os arquivos nacionais de França. Pretende ser um ponto de descoberta e conhecimento da história contemporânea francesa, recorrendo à exploração de obras de arte e documentos iconográficos. Muito bom em termos gráficos e de organização. A exploração é facilitada através de pesquisas temáticas, cronológicas ou detalhadas.
http://www.histoire-image.com/

Século XX

First World War
Este site constitui uma riquíssima fonte de informação sobre a “guerra que ia acabar com todas as guerras”. Artigos de desenvolvimento, cronologias, resumos de batalhas, biografias, imagens, músicas, fontes documentais, estes são alguns dos recursos que podemos explorar neste site sobre a 1ª Grande Guerra.
http://www.firstworldwar.com/
História do Século XX
Site mantido por Juan Carlos Ocaña, professor de Geografia e História no Instituto de Ensino Secundário de Madrid. Actualizado com regularidade. Organizado em unidades didácticas, com muita informação (acontecimentos, biografias, cronologias, actividades, etc.). Tem ainda três questionários on-line e uma secção de links (enlaces) relativamente actualizada. Mantém uma colaboração estreita com a European Schoolnet.
http://www.historiasiglo20.org/
Os Caminhos da Memória
Site dedicado à História das Guerras Mundiais e da Guerra Civil Espanhola realizado através de uma colaboração entre museus e institutos de investigação histórica de vários países europeus. Contém muita informação, numa linguagem não académica, com imagens ilustrativas e uma boa cartografia interactiva. A concepção e organização do site são essencialmente geográficas e é nessa base que se processa a navegação e pesquisa de informação.
http://www.pathsofmemory.net/


História da Arte
Art Images for College Teaching

Site da responsabilidade de um professor do Minneapolis College of Art & Design. Constitui uma base de dados com imagens de boa qualidade que, como o nome indica, foram seleccionadas para auxiliarem no ensino da História da Arte. Aborda várias épocas, mas a temática está ligada essencialmente à arquitectura e à escultura. Apesar de ser um site de fácil navegação contém um pequeno “manual de utilizador” disponível no link “Tech Help”.
http://arthist.cla.umn.edu/aict/html/index.html
Seis Séculos de Pintura Portuguesa
Site concebido por Eduardo Mota, com a colaboração de Rui Bebiano e o apoio do Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresenta obras de cerca de 120 artistas portugueses, do século XV ao século XX, com imagens de boa qualidade. Contém índices cronológico e alfabético, textos e documentos sobre a História da Pintura Portuguesa e uma secção de links, “Lugares”, interessante.
http://www.ci.uc.pt/artes/6spp/index.html

Biografias
25.000 Biografias
Site mantido pela cadeia de televisão norte-americana A&E dedicado à divulgação de biografias de figuras históricas e gente famosa. O século XX é o principal manancial de informação. Uma boa parte das biografias são pequenos resumos de poucas linhas, mas quando se pesquisam personagens importantes da história mundial podemos encontrar textos mais completos.
http://www.biography.com/

Atlas de História Mundial
http://www.zum.de/whkmla/histatlas/haindex.html

Todos estes "sites" são indicados no "site" da A.P.H. (Associação de Professores de História).

2 comentários:

Anónimo disse...

É de muito bom agrado que vejo esta iniciativa ser levada a cabo. Acho a ideia muito boa, pois os alunos por vezes veem-se um bocado a nora sem saber onde deve~rão ir procurar informação para os seus trabalhos de pesquisa. um bem haja e muita sorte e vida para este espaço que certamente será muito util...:-)

Anónimo disse...

Eu também acho muito útil.
Raquel 7ºC Nº13