5/09/2012

Lembrem-se disto:

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".
Albert Einstein

4/26/2012

Teste Intermédio de História 9.ºano - 7 de Maio de 2012

Clica no link abaixo
Teste Intermédio de História 9.ºano - 7 de Maio de 2012

e encontrarás a Matriz do teste intermédio, assim como apresentações de PowerPoint e vídeos sobre os conteúdos do teste.
Bom trabalho

11/03/2011

9/19/2011

O que são fontes históricas?

Fontes históricas: designação dos vestígios que testemunham a presença dos seres humanos de épocas passadas, em determinados locais.

7/18/2011

Museu Nacional de Arte Antiga - Acções para Educadores e Professores - Julho - Novembro 2011

Está já disponível o programa de acções destinadas a educadores e professores e acções de formação acreditadas, agendadas para o período de Julho a Novembro, promovidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. No dia 17 de Setembro, das 10h00 às 13h00, o Serviço de Educação do MNAA procede à apresentação do Programa de Formação 2011-2012.


Elencam-se, a seguir, as acções destinadas a educadores e professores (5.ªs feiras e sábados):

- Confrontos: Bosch e o seu Círculo (exposição temporária) - 21 de Julho, 10h00-12h30 ou 14h30-17h00; 3 de Setembro, 10h30-13h00; 17 de Setembro, 14h30-17h00.

- Imagens dos Descobrimentos - 6 de Outubro, 10h00-13h00.

- Imagens do Renascimento - 13 de Outubro, 10h00-13h00.

- Tradição e Inovação - 15 de Outubro, 10h30-13h00.

- Imagens do Barroco - 20 de Outubro, 10h00-13h00.

- Representações do Natal - 29 de Outubro, 14h30-17h00.

- Imagens dos Descobrimentos - 5 de Novembro, 10h30-13h00.


Indicam-se, a seguir, as acções acreditadas (sábados, das 10h30 às 16h30, em parceria com o Centro de Formação Prof. João Soares), e respectivos destinatários:


Educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico:

- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga: Guardião de Histórias e Memórias I - 8, 15 e 22 de Outubro (15 horas).


Professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário:

- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Imagens e Conhecimento - 24 de Setembro, 1 e 29 de Outubro, 5 e 12 de Novembro (25 horas).

- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Leitura de Imagens - 24 de Setembro, 1 e 29 de Outubro (15 horas).

- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Arte, Expressão e Comunicação: O Poder das Imagens - 24 de Setembro, 1 de Outubro, 5 de Novembro (15 horas).

- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Ver a Escrita - 24 de Setembro, 1 de Outubro, 12 de Novembro (15 horas).


Professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de História, EVT e/ou Filosofia:

- Da Escola ao Museu: Criatividade, Arte e História em Descoberta - 24 de Setembro, 1 e 8 de Outubro (15 horas).


Para mais informações, consultar o sítio Museu Nacional de Arte Antiga - Serviço de Educação - Professores.


6/13/2011

Trabalho infantil no século XIX

Regras para elaborar uma biografia

Elaborar uma biografia constitui um procedimento cativante de abordar e compreender a História. Eis as regras a seguir:


Seleccionar a personalidade da História a biografar.

Pesquisar elementos sobre o(a) biografado(a).

Construir uma cronologia: factos da vida e obra da personalidade em causa.

Colocar questões orientadoras. Exemplos: Como qualificar a personalidade do(a) biografado(a)? Que teve ele(a) de interessante ou de menos digno? Que acontecimentos moldaram o seu carácter, a sua ideologia e a sua acção? Com que obstáculos se defrontou essa pessoa na vida? Como os ultrapassou?

Optar por elaborar uma biografia cronológica ou temática: no primeiro caso seguir a vida e obra ao longo do tempo; no segundo, debruçar-se sobre um ou mais aspectos relevantes da acção do(a) biografado(a).

Redigir a biografia. Dela deve constar: apresentação da figura histórica (data e local de nascimento e morte; origem familiar; estudos; profissão; vida afectiva); análise, mais ou menos desenvolvida, da sua vida e obra (carácter, episódios relevantes da vida, factores que os condicionaram); conclusão (importância histórica da pessoa biografada).

N.B.

Evitar desenvolver a época em que viveu a figura biografada.

Procurar ser objectivo, sem que o trabalho se resuma a um suceder de factos.

Recorrer a ilustração.

Extraído de: http://noseahistoria.wordpress.com/

A crise comercial e financeira de 1880-1891

Resumo aqui.