1/26/2013
1/05/2013
11/21/2012
11/12/2012
11/07/2012
A arte renascentista e o manuelino
Para fazer o download da apresentação, clica no link abaixo:
Arte do renascimento na Europa e em Portugal. O manuelino.
Bom trabalho
10/30/2012
10/03/2012
9/04/2012
5/09/2012
4/26/2012
Teste Intermédio de História 9.ºano - 7 de Maio de 2012
Clica no link abaixo
Teste Intermédio de História 9.ºano - 7 de Maio de 2012
e encontrarás a Matriz do teste intermédio, assim como apresentações de PowerPoint e vídeos sobre os conteúdos do teste.
Bom trabalho
Teste Intermédio de História 9.ºano - 7 de Maio de 2012
e encontrarás a Matriz do teste intermédio, assim como apresentações de PowerPoint e vídeos sobre os conteúdos do teste.
Bom trabalho
1/06/2012
11/03/2011
10/21/2011
10/19/2011
9/19/2011
O que são fontes históricas?
Fontes históricas: designação dos vestígios que testemunham a presença dos seres humanos de épocas passadas, em determinados locais.
9/12/2011
7/18/2011
Museu Nacional de Arte Antiga - Acções para Educadores e Professores - Julho - Novembro 2011
Está já disponível o programa de acções destinadas a educadores e professores e acções de formação acreditadas, agendadas para o período de Julho a Novembro, promovidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa. No dia 17 de Setembro, das 10h00 às 13h00, o Serviço de Educação do MNAA procede à apresentação do Programa de Formação 2011-2012.
Elencam-se, a seguir, as acções destinadas a educadores e professores (5.ªs feiras e sábados):
- Confrontos: Bosch e o seu Círculo (exposição temporária) - 21 de Julho, 10h00-12h30 ou 14h30-17h00; 3 de Setembro, 10h30-13h00; 17 de Setembro, 14h30-17h00.
- Imagens dos Descobrimentos - 6 de Outubro, 10h00-13h00.
- Imagens do Renascimento - 13 de Outubro, 10h00-13h00.
- Tradição e Inovação - 15 de Outubro, 10h30-13h00.
- Imagens do Barroco - 20 de Outubro, 10h00-13h00.
- Representações do Natal - 29 de Outubro, 14h30-17h00.
- Imagens dos Descobrimentos - 5 de Novembro, 10h30-13h00.
Indicam-se, a seguir, as acções acreditadas (sábados, das 10h30 às 16h30, em parceria com o Centro de Formação Prof. João Soares), e respectivos destinatários:
Educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico:
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga: Guardião de Histórias e Memórias I - 8, 15 e 22 de Outubro (15 horas).
Professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário:
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Imagens e Conhecimento - 24 de Setembro, 1 e 29 de Outubro, 5 e 12 de Novembro (25 horas).
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Leitura de Imagens - 24 de Setembro, 1 e 29 de Outubro (15 horas).
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Arte, Expressão e Comunicação: O Poder das Imagens - 24 de Setembro, 1 de Outubro, 5 de Novembro (15 horas).
- Museu, Arte e Educação - Museu Nacional de Arte Antiga - Ver a Escrita - 24 de Setembro, 1 de Outubro, 12 de Novembro (15 horas).
Professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de História, EVT e/ou Filosofia:
- Da Escola ao Museu: Criatividade, Arte e História em Descoberta - 24 de Setembro, 1 e 8 de Outubro (15 horas).
Para mais informações, consultar o sítio Museu Nacional de Arte Antiga - Serviço de Educação - Professores.
7/17/2011
6/30/2011
6/13/2011
Regras para elaborar uma biografia
Elaborar uma biografia constitui um procedimento cativante de abordar e compreender a História. Eis as regras a seguir:
Seleccionar a personalidade da História a biografar.
Pesquisar elementos sobre o(a) biografado(a).
Construir uma cronologia: factos da vida e obra da personalidade em causa.
Colocar questões orientadoras. Exemplos: Como qualificar a personalidade do(a) biografado(a)? Que teve ele(a) de interessante ou de menos digno? Que acontecimentos moldaram o seu carácter, a sua ideologia e a sua acção? Com que obstáculos se defrontou essa pessoa na vida? Como os ultrapassou?
Optar por elaborar uma biografia cronológica ou temática: no primeiro caso seguir a vida e obra ao longo do tempo; no segundo, debruçar-se sobre um ou mais aspectos relevantes da acção do(a) biografado(a).
Redigir a biografia. Dela deve constar: apresentação da figura histórica (data e local de nascimento e morte; origem familiar; estudos; profissão; vida afectiva); análise, mais ou menos desenvolvida, da sua vida e obra (carácter, episódios relevantes da vida, factores que os condicionaram); conclusão (importância histórica da pessoa biografada).
N.B.
Evitar desenvolver a época em que viveu a figura biografada.
Procurar ser objectivo, sem que o trabalho se resuma a um suceder de factos.
Recorrer a ilustração.
Extraído de: http://noseahistoria.wordpress.com/
Seleccionar a personalidade da História a biografar.
Pesquisar elementos sobre o(a) biografado(a).
Construir uma cronologia: factos da vida e obra da personalidade em causa.
Colocar questões orientadoras. Exemplos: Como qualificar a personalidade do(a) biografado(a)? Que teve ele(a) de interessante ou de menos digno? Que acontecimentos moldaram o seu carácter, a sua ideologia e a sua acção? Com que obstáculos se defrontou essa pessoa na vida? Como os ultrapassou?
Optar por elaborar uma biografia cronológica ou temática: no primeiro caso seguir a vida e obra ao longo do tempo; no segundo, debruçar-se sobre um ou mais aspectos relevantes da acção do(a) biografado(a).
Redigir a biografia. Dela deve constar: apresentação da figura histórica (data e local de nascimento e morte; origem familiar; estudos; profissão; vida afectiva); análise, mais ou menos desenvolvida, da sua vida e obra (carácter, episódios relevantes da vida, factores que os condicionaram); conclusão (importância histórica da pessoa biografada).
N.B.
Evitar desenvolver a época em que viveu a figura biografada.
Procurar ser objectivo, sem que o trabalho se resuma a um suceder de factos.
Recorrer a ilustração.
Extraído de: http://noseahistoria.wordpress.com/
6/06/2011
6/02/2011
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